Do fundo do baú!

Outro dia entrei na casa de alguém e um aroma muito familiar me levou de volta aos oito anos de idade. Era o cheiro de batata doce cozida! Morávamos na cidade de Campinas, e na época havia muita fartura de alimentos, já que a região era produtora de vários tipos de frutas, legumes e tubérculos; então era comum as mães inventarem moda com os alimentos para aproveitá-los e dar uma variada. O cheiro da batata doce me trouxe na boca o gostinho de uma torta que minha mãe fazia e que eu nem me lembrava mais, então, fui ao resgate da receita, só que minha mãe nunca teve uma. Ela disse que apenas misturava alguns ingredientes e despeja em uma massa de torta, levando ao forno por alguns minutos. Os únicos ingredientes que ela achava se lembrar, era leite condensado e ovos. Mais uma vez, arregacei as mangas e fui para a cozinha em busca dos sabores da minha infância, e o resultado mais próximo que consegui chegar foi esse aí! Fiquei feliz com o resultado, espero que gostem!!

01 6x9

TORTA DE BATATA DOCE D. LUIZA

Ingredientes recheio: +/- 1kg de batata doce roxa cozida, 2 ovos inteiros, 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 1 colher (café) de canela em pó, 1 lata de creme de leite sem soro. Massa: 1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 2 gemas, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de raspas de laranja (opcional).

Primeiro prepare a massa: coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos até ficar uma farofa bem úmida, forre o fundo e as laterais de uma assadeira untada e reserve. Para o recheio, deixe amornar as batatas e depois passe-as pelo espremedor ou peneira. Leve à batedeira com a manteiga, o leite condensado, o creme de leite e a canela misturando bem. Acrescente os ovos um a um e misture até tudo ficar homogêneo. Despeje sobre a massa e asse em forno a 180ºC por +/- 30 minutos ou até que a superfície doure. Sirva morna.

 

 

 

Anúncios

4 thoughts on “Do fundo do baú!

  1. O doce de batata doce feito em casa é uma das minhas melhores lembranças de infância. A torta ficou ótima e resgata com delicadeza toda a ternura das coisas simples da vida!

  2. Engraçado Van muitas receitas de família são assim. “Puxe pela memória” nada escrito. Faz muita falta documentação. Minha avó também levou várias receitas para o túmulo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s