Chamamos de tradicional somente costumes que adquirimos de pai pra filho desde os nossos avós, mas costumes que adquirimos recentemente também podem se tornar uma tradição! Essa receita não tem nada de especial, mas é algo que guardo com carinho! Todo ano no fim do ano eu faço essa compota para presentear parentes e amigos, e isso já acontece há quase dez anos! Então já virou uma tradição! As pessoas esperam pra receber o potinho bonitinho embalado com muito capricho, e algumas delas até servem o doce na ceia de natal. É o que chamo de criar as minhas próprias tradições, e quem sabe minhas filhas podem mantê-la também, mantendo viva as histórias da família! ; )
COMPOTA DE FRUTAS SECAS
Ingredientes: 3 xícaras rasas (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de água, 2 unidades de cravo da Índia, 3 maçãs sem casca cortadas em cubos, 3 pêras sem casca cortadas em cubos, 1 xícara (chá) de ameixas pretas cortadas ao meio, 1 xícara (chá) de damasco seco cortado ao meio, 1/4 xícara (chá) de uvas passas brancas, 2 colheres (sopa) de suco de limão.
Em uma panela misture o açúcar, os cravos e a água e leve ao fogo brando e deixe ferver por 15 minutos. Acrescente as frutas e o suco de limão e cozinhe até que as frutas fiquem macias mas firmes. Não cozinhe muito, porque durante o resfriamento as frutas cozinham mais um pouco. Sirva fria com iogurte natural, sorvete de creme ou queijo branco.
MEU DOCE MAGNIFICO, MEU DOCE DA FELICIDADE , o MELHOR DO MUNDOOOOOOO 🙂
Esta receita é a melhor expressão da nossa própria tradição. A famosa compota de frutas da Vanessa, deliciosa com sorvete, com iogurte ou com queijo. Eu sou o seu maior apreciador!
Sergio